Pérola Negra

Pérola Negra

Trufa de chocolate meio amargo com licor de laranja coberta de chocolate amargo

Ingredientes: chocolate belga callebault 54,5% cacau, chocolate belga callebault 70,5% cacau, licor de laranja, creme de leite fresco e cacau em pó.

Saiba mais…

Pérola Negra, te amo te amo… Essa deliciosa trufa, que contrasta os sabores dos chocolates meio amargo e amargo e traz em seu âmago o espírito do licor de laranja, recebeu este nome em homenagem ao saudoso Luiz Melodia, que nos deixou em 4 de agosto de 2017.

Pérola Negra é o nome de um de seus maiores sucessos, música que na voz de Gal Costa – gravada no álbum “Gal a todo o vapor”, de 1971 – o alçou ao cenário musical profissional do país. Dois anos depois, ele mesmo canta a letra que revela a dor no coração de um momento de amor, composta para uma antiga namorada, em seu álbum de estreia. Também chamado “Pérola Negra”, o disco não teve um grande êxito comercial, mas foi imediatamente aclamado pela crítica. Em 2007, foi classificado pela Rolling Stone Brasil como o 32º na lista dos 100 maiores discos da música brasileira.

Na época, a Folha de São Paulo apresentou Luiz Melodia como um fenômeno inquietante, um estreante sem rótulos comerciais. Característica que, aliada à sua postura de não ceder à pressão comercial das gravadoras, costumeiramente o deixava anos sem gravar. A consolidação de seu trabalho viria em 1976, com o lançamento do segundo álbum, “Maravilhas Contemporâneas”. Com forte apoio de publicidade da gravadora Som Livre e inclusão de uma de suas faixas (Juventude Transviada) na trilha sonora da novela “Pecado Capital”, da Globo, alcançou sucesso popular.

Apesar disso, nas décadas seguintes direcionou sua carreira para circuitos alternativos e lançamentos independentes que não tiveram a mesma repercussão. Seu nome voltou à tona nos anos 2000, em uma parceria bem-sucedida com o violonista Renato Piau, amigo de longa data que o acompanharia até seus últimos shows. Em 2014, após 13 anos sem um disco de músicas inéditas, lançou “Zerima”, álbum que no ano seguinte fez Luiz Melodia receber o título de Melhor Cantor na categoria MPB/Canção Popular do 26º Prêmio da Música Brasileira.

Luiz Melodia – sobrenome artístico que herdou do pai – faleceu aos 66 anos, vítima de um mieloma múltiplo, tipo raro de câncer que acomete a medula óssea.

Ah, pérola negra é também a joia produzida pela ostra Pinctada margaritifera, ou “ostra do lábio preto”. Além de preta, ela pode ser verde-esmeralda, cor de cobre ou azul. Apenas uma de cada 100 pérolas produzidas na natureza é negra.

Fontes: Bis, Folha de São Paulo, O Tempo, Wikipedia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s