Knödel

Knodel: caldo de carne com bolinhas de massa de pão, linguiça, queijo e condimentos

Knodel: caldo de carne com bolinhas de massa de pão, linguiça, queijo e condimentos

Há quem diga que o knödel está para os tiroleses assim como o hambúrguer para os americanos, a pizza para os italianos e o fish & chips para os ingleses. Acredita-se que ele faça parte da vida dos austríacos nos últimos 4 mil anos, desde que a primeira versão surgiu na Alta Áustria, às margens do lago Mondsee. A primeira descrição visual do knödel é do século 13: na capela do Castelo de Hocheppan, no Tirol italiano, um afresco mostra uma mulher ajoelhada ofertando a iguaria para a Virgem Maria.

Mas na verdade essas bolas de massa feita à base de farinha, pão (ou batata) e especiarias, cozidas em água ou caldo quente, são comuns por toda a Europa Central e leste europeu – um antigo ditado dizia que uma garota tcheca não estava preparada para casar até saber preparar este acepipe. E por isso, assim como ocorre com o quibe no Oriente Médio e Norte da África (saiba mais aqui), há uma série de receitas, formatos e formas de preparo do knödel, que pode ser servido como prato principal ou acompanhamento, como sopa ou como sobremesa.

No Brasil, o Knödel é tradicional em áreas de colonização austríaca e alemã, como na Região Sul. Em Treze Tílias, cidade catarinense fundada por austríacos, costuma ocorrer em julho a Knödel Fest. Lá ele costuma ser servido acompanhado de molhos ou como sopa. O Ora Bolas Food Lab escolheu esta forma de preparo para o seu Knödel, em um saboroso e aromático caldo de carne (saiba mais sobre as propriedades de um brodo aqui), com bolinhas preparadas com farinha de trigo, pão, linguiça Blumenau (a original, de Pomerode) e condimentos. Um pouquinho do Tirol, com um toque catarinense, para aquecer sua noite. Guten Appetit!

Fontes: Wikipedia; Ö as in Knödel; Honest Cooking

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s